faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo é uma das primeiras empresas do Brasil a aderir ao Teams Rooms, novo recurso da Microsoft

teams VTRP.jpg
Terceira maior regional da Unimed no Rio Grande do Sul investe na transformação digital com cloud computing a partir de parceria com a SOU.cloud

A Unimed é a maior cooperativa de saúde do mundo. Mas não basta ser global, é preciso investir em transformação digital em toda a rede. É por isso que a Unimed Vale Taquari e Rio Pardo (VTRP) decidiu inovar: após migrar para a nuvem em parceria com a SOU.cloud, empresa brasileira especializada em serviços em nuvem Microsoft e certificada como Azure MSP Expert, agora é uma das pioneiras na utilização do Teams Rooms, novo recurso disponibilizado pela Microsoft. 

Para o Gerente de TI da Unimed Vale Taquari e Rio Pardo, Jean Fuchs, simplesmente ter tecnologia não é o suficiente, é preciso padronizar as diferentes áreas da empresa para a deixar tudo funcionando de forma coerente e centralizada, além de fornecer o treinamento adequado. “Como a gente já tinha um bom número de pessoas que utilizava Microsoft e a gente vinha de uma base de Exchange, não valia a pena fazer uma migração para on-premise tendo todas as opções que temos na nuvem”, explica. 

Segundo Fuchs, era crucial que os colaboradores trabalhando de casa tivessem uma experiência excelente ao realizar reuniões com quem estivesse no modelo presencial. Afinal, a equipe de TI da Unimed VTRP é ampla, contando com 40 colaboradores e 30 terceirizados em dedicação full time na área de desenvolvimento, sem contar os trabalhadores indiretos. Com apoio da tecnologia, as assembleias digitais da VTRP tiveram recordes de participação em comparação ao presencial. Com o Teams Rooms, novo recurso oferecido pela Microsoft, essa prática será ainda melhor, estima o gestor: “É uma área de abrangência muito grande, é mais fácil participar no online. Implementamos o Teams Rooms, que ainda não há ninguém usando no Brasil. Nós, no interior do Rio Grande do Sul, estamos usando em primeira mão uma ferramenta nova como essa, é um importante passo na transformação digital da operação”. 

A novidade da Microsoft chega ao País com o objetivo de criar pontes entre as pessoas que trabalham remotamente e as que estão no escritório. A solução de sala de reunião permite que todos sejam vistos, ouvidos e participem totalmente de qualquer lugar. 

Além de facilitar a comunicação com ferramentas tal qual o Microsoft Teams, usado por 100% dos usuários da empresa, a equipe também implantou outras soluções Microsoft. É o caso do SharePoint, por exemplo, uma plataforma de aplicações Web com utilização na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e publicação de aplicações web. 

Unimed VTRP

Além disso, a empresa também já utiliza o Power Automate, um software para automação de tarefas recorrentes. “A TI foi a pioneira no uso da solução, precisávamos puxar a frente e mostrar para todos que não precisa ter um conhecimento aprofundado para começar a utilizar”, conta o Analista de Redes da Unimed Vale Taquari e Rio Pardo, Tiago Dalla Corte. 

Hoje, são cerca de 700 usuários de suíte do Microsoft 365. Além disso, a Unimed VTRP não utiliza mais papel no atendimento aos pacientes: tudo ocorre via sistema de forma integrada. “Isso é possível porque a diretoria entende que a TI é estratégica e apoia as iniciativas de desenvolvimento tecnológico”, conta Fuchs. 

Para Darliane Cruz, Account Manager da SOU.cloud, os dados são a informação mais importante da empresa e caminham lado a lado com a integração das ferramentas na hora de escolher para qual nuvem migrar. “O bacana é que conseguimos entregar tanto a segurança dos dados, em conformidade com a LGPD, quanto a possibilidade de integração de todas as soluções. Oferecemos uma suíte completa, capaz de atender setores diferentes de forma centralizada, facilitando para todos os envolvidos no processo”, analisa. 

Já Dalla Corte acredita que o atendimento e a inovação possibilitados pela união entre SOU.cloud e Microsoft são o maior diferencial do projeto. “Na Unimed, a gente não procura fornecedores, e sim parceiros. Sempre tivemos trocas bacanas com o pessoal da SOU. São parcerias assim que fazem a gente ir para frente”, comemora. 

A VTRP é a terceira maior Unimed do Rio Grande do Sul, abrangendo uma área de 59 municípios dos Vales do Taquari, do Rio Pardo e da região do Jacuí. Com sede no município de Lajeado, a empresa conta ainda com escritórios regionais em outras cidades, como: Charqueadas, Encantado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Taquari, Teutônia e Venâncio Aires. No total, são 775 médicos cooperados e em torno de 230 mil clientes, entre beneficiários do plano de saúde e de outros produtos. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar