A DASA abre vagas para residência médica em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Os interessados no curso, que é realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e homologado pelo Ministério da Educação (MEC), podem inscrever-se a partir do dia sete de janeiro no Canal do Médico, localizado no laboratório Exame, na Quadra 716, bloco B, Asa Sul.
As inscrições vão até o dia 31 de janeiro e devem ser presenciais para quem mora no Distrito Federal. Os candidatos que residem fora poderão solicitar inscrição por meio de procuração específica registrada em cartório, ou via SEDEX.
?É o segundo ano que oferecemos esta oportunidade aos estudantes de Medicina. Atualmente esta é a única residência em Patologia Clínica disponível na região Centro-Oeste, além de ser uma das especialidades mais escassas para cursar no Brasil?, afirma Adília Segura, coordenadora do curso e diretora-médica da DASA no Distrito Federal
Programação do curso
Com sede no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), a residência médica está prevista para começar em março de 2013. São duas vagas disponíveis. A carga horária será de 60 horas semanais, com duração de três anos. ?O primeiro ano abrangerá as quatro áreas básicas, como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Geral, além de suas respectivas subespecialidades?, explica Adília.
Já nos anos seguintes, o residente dará continuidade ao curso nas instalações dos Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs) da DASA no Distrito Federal, no Mato-Grosso, em Goiás, em São Paulo e em Cascavel. No segundo ano serão abordadas as áreas básicas da Patologia Clínica: Bioquímica, Hormonologia, Imunologia, Hematologia e Microbiologia. Já no terceiro e último ano, serão abordadas áreas especificas e de excelência na DASA como: Biologia Molecular, Líquidos Corpóreos, Gestão e Controle de Infecção Hospitalar, em que o residente terá contato com os diferentes serviços laboratoriais do grupo no Brasil, proporcionando uma vivência benéfica na sua formação especializada.
Haverá reuniões clínicas laboratoriais semanais e sessões clínicas anatomopatológicas sob a responsabilidade do Hospital Universitário, com a participação ativa dos residentes, que serão mensalmente avaliados e acompanhados pela Comissão de Residência Médica da DASA e Distrital (COREME-DASA e COREME-DISTRITAL).
Toda a equipe de médicos da DASA, bem como bioquímicos, biomédicos e técnicos, estará à disposição para orientar a formação dos residentes. Um coordenador e dois preceptores serão responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação deles. ?O residente que passa por este programa está apto a desempenhar com qualidade as funções solicitadas ao perfil do patologista clínico?, explica a diretora-médica.
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) considera um avanço para a especialidade a abertura dessa residência médica no Distrito Federal. ?Vemos que a DASA tomou essa iniciativa por reconhecer a necessidade de haver mais patologistas clínicos no mercado. Houve uma redução de vagas para a especialidade devido à concentração dos laboratórios em grandes grupos, mas, agora, o próprio mercado reconhece que é preciso formar mais especialistas nessa área. Esperamos que outros grupos façam o mesmo e ajudem a criar novas residências na especialidade”, afirma Paulo Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
SERVIÇO
Residência Médica em Patologia Clínica DASA-UnB
Inscrições: 07/01/2013 a 31/01/2013, das 8h às 17h
Endereço: SHLS Q 716 SUL Bloco B SUBSOLO – Canal do Médico DASA/Brasília
Para acessar o edital e a ficha de inscrição:
http://www.laboratorioexame.com.br/profissionais-da-saude/artigo/residencia-medica
Informações: Rubenildo Queiroz Silva
(61) 3212-2210 ou pelo e-mail: [email protected]