Nas últimas décadas, a presença das mulheres no mercado de trabalho tornou-se cada vez maior. Em todos os setores da economia, discussões sobre igualdade de gênero ganharam espaço, e a liderança feminina tem sido cada vez mais valorizada.
No entanto, a participação das mulheres em cargos de gestão ainda representa minoria absoluta. De acordo com o estudo Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências para Mulheres, conduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e divulgado em 2018, a quantidade de administradoras de empresas é quatro vezes menor do que os profissionais homens.
Ou seja, muito já foi conquistado e há outros tantos desafios a superar.
O complexo cenário do mercado de saúde conta com diversas histórias inspiradoras de mulheres que assumiram protagonismo em suas áreas, galgaram degraus, criaram ou comandam negócios e deixam um legado ao setor.
O Portal Saúde Business reuniu o depoimento de algumas lideranças femininas que contribuem para o crescimento e fortalecimento da saúde no Brasil. Elas contam como veem a contribuição de seu trabalho ao mercado e à sociedade.
A Fundadora e Presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos, reforça sua contribuição no setor com a criação da feira, 27 edições atrás. “Impossível pensar como seria o setor de saúde sem a criação da Hospitalar e seu modelo inédito de relacionamento 360º com os integrantes da cadeia produtiva da saúde”.
“Quebramos paradigmas em todos os sentidos: da forma de aquisição de produtos, equipamentos e serviços para hospitais e serviços de saúde à prática aberta de promoção e marketing dos valores desse setor, não só para a área da saúde como também para a sociedade civil.”
Desmistificamos o fato de que hospitais deviam, sim, ser administrados profissionalmente, com os princípios e valores de uma empresa, primando pela segurança, qualidade, gestão moderna, inteligente, com investimento em processos e em mão de obra qualificada e otimização de custos, visando o reinvestimento, com o objetivo de prestar o melhor atendimento para o bem-estar do paciente”, completa
A executiva finaliza com a relevância do evento, que traz conteúdo qualificado e possibilidade de networking. “A Hospitalar criou uma agenda positiva da saúde, não só no Brasil como em nível internacional, promovendo congressos, seminários e fóruns na área do conhecimento e que tornaram acessíveis os contatos diretos com grandes personalidades e instituições mundiais de pesquisas.”
A médica intensivista e especialista em inovação digital, Mariana Perroni, assumiu recentemente o cargo de Diretora de Inovação Médica e Saúde Digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
“Eu me considero privilegiada por trabalhar na missão de ajudar a estabelecer as melhores práticas para o futuro da saúde, criando experiências de cuidado mais alinhadas às necessidades e expectativas dos profissionais de saúde e pacientes do século XXI.”, declarou.
Mariana ainda ressalta a importância da inovação em um cenário custo-efetivo.
“Em um mundo em que cada paciente se tornou um desafio de big data e a quantidade de informação que precisamos levar em conta para prover um cuidado efetivo e de qualidade já ultrapassa a capacidade de processamento do nosso cérebro enquanto médicos, precisamos de ajuda. Aí entra o papel da inovação e das ferramentas tecnológicas que a apoiam. Essa convergência de tecnologias (IA, sensores, wearables, blockchain, Internet das coisas, etc.) se traduz em um novo meio para enfrentar os grandes desafios da saúde do século XXI. Ele traz a capacidade inédita de entender, do ponto de vista médico, a singularidade de cada indivíduo e a promessa de fornecer assistência médica de maneira muito mais racional, eficiente e personalizada.”
A diretora de inovação finaliza trazendo perspectivas positivas para o futuro do setor: “Temos a oportunidade de fazer uso das novas tecnologias para a predição de agravos; para evitar novas pandemias ou doenças crônicas. A minha percepção é que, dessa forma, não criaremos um normal”, mas sim um “novo melhor” para a saúde.”
Lídia Abdalla, Presidente Executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, já há 7 anos, ressalta a importância e o impacto que a diversidade pode trazer ao setor:
“Saber que com meu trabalho posso impactar positivamente a vida de outras pessoas, nossos colaboradores, clientes e parceiros, faz meus olhos brilharem. Somos um grupo que tem como cultura o sonhar e realizar, construindo relações duradouras. Receber o carinho de nossos clientes pela entrega de um serviço de excelência me orgulha de nossos times e o que conseguimos construir juntos para uma entrega de valor para todos os stakeholders.
Como líder e mulher no setor de saúde, busco inspirar outras mulheres a assumirem desafios dentro e fora da empresa, bem como mobilizar empresas para a implantação de práticas e programas para diversidade e inclusão, participando de diversos movimentos, grupos, comitês, fóruns, debates. É uma atuação intensa. Assumi o compromisso de provocar uma reflexão sobre a importância do protagonismo feminino, tanto no contexto empresarial, como no contexto social, porque acredito no poder de ambiente corporativo harmônico, igualitário e justo. E não estamos falando apenas de negócios. Estamos falando de uma causa de impacto social. Me somo às vozes de outras mulheres que também acreditam no poder transformador de influenciar as corporações nas práticas de diversidade e da inclusão e fomentar o encontro de ideias e troca de conhecimento entre todos.”