A Hospitalar 2024, recebeu Kathy VanEnkevort, Industry Leader for Healthcare, Providers and Payors da Microsoft, que participou do Future of Digital Health International Congress (FDHIC). Em sua palestra, ela apresentou a solução Copilot para os profissionais de Saúde.

O que é e para que serve o Copilot para os profissionais de Saúde?

Segundo Kathy, o Copilot pode ser usado para “traduzir” informações e análises técnicas ou documentos médicos em uma linguagem acessível. Isso facilita a compreensão do paciente sobre o tratamento ou sua condição de saúde. “Nem sempre o médico tem a habilidade de explicar, de forma fácil, o que aquelas informações significam no tratamento ou na condição do paciente.

Mas com um comando simples, como ‘fazer um resumo das informações em linguagem comum’, o profissional pode gerar um parágrafo explicativo de uma forma que o paciente consiga entender com facilidade o que ele precisa fazer, o que significam as informações em um exame clínico ou o impacto de alguns cuidados no tratamento necessário para aquela situação”, explica.

Leia mais: Planos de Saúde: próximos 10 anos, segundo 14 lideranças setoriais dos EUA

Outro destaque da solução é a eliminação de tarefas repetitivas e burocráticas, melhorando a qualidade dos dados e a capacidade de análise das informações. “Hoje, o médico tem acesso a poucas informações, por mais bem preparado e educado que seja. Com a Inteligência Artificial, ele consegue aumentar esse cruzamento de referências e pesquisas, levando a um atendimento muito mais personalizado e eficiente do paciente que está na frente dele. Além disso, de forma automática ele pode organizar todas as informações referentes ao atendimento de um paciente, de acordo com a estrutura burocrática do local onde trabalha, reduzindo seu estresse com a quantidade de trabalho não relacionada ao atendimento”, afirma a executiva.

Qual os impactos da IAs e novas tecnologias para os profissionais da saúde?

Kathy considerou que o lançamento do ChatGPT, há 18 meses, produziu uma profunda transformação na forma de trabalhar em todos os setores da economia, mas ressaltou que a área de Saúde necessita de um cuidado especial, pois existe uma alta demanda pelos serviços e produtos, que o mercado tem tido dificuldade em suprir com a qualidade necessária. “Essa área precisa de toda a ajuda necessária para proporcionar um bom atendimento”, avalia.

O coordenador do FDHIC, Dr. Guilherme Hummel, ressaltou a necessidade crescente de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em diversas áreas do atendimento aos pacientes. Ele enfatizou que os profissionais do setor não podem ignorar os benefícios que a nova tecnologia traz para todos os sistemas.

Confira: Startup incubada pelo Sírio-Libanês usa IA para dar novos rumos à medicina mundial

Fique por dentro das principais novidades tecnológicas e ferramentas de IA para os profissionais da área da saúde com Saúde Business!