Pixeon, empresa brasileira consolidada no mercado de tecnologia pelo seu amplo portfólio de soluções de software para a área da saúde e líder no mercado de healthtech no Brasil, e a TeraRecon, empresa americana de tecnologia para visualização avançada e inteligência artificial (IA), anunciam aliança estratégica na qual a Pixeon passa a ser representante oficial da marca no Brasil.

A aliança entre as companhias permitirá que o Intuition Titanium, sistema de visualização avançada da TeraRecon, opere de maneira integrada ao PACS (do inglês, Picture Archiving Communication System) da Pixeon, chamado Pixeon Aurora .

PACS é um sistema de gestão de imagem para centros de radiologia e seu principal objetivo é armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores de um centro de diagnóstico por imagem. O Pixeon Aurora garante a segurança dos dados de imagem médica e aumento da produtividade, facilitando todo o fluxo de trabalho dos profissionais de saúde – desde a aquisição do exame até o diagnóstico, o processo de laudo e o monitoramento. Além disso, o Pixeon Aurora ajuda a reduzir custos e a aprimorar a relação médico-paciente ao facilitar o acesso a imagens clínicas relevantes e de alta resolução, de qualquer lugar e a qualquer momento.

“Assim como o PACS da Pixeon é o BEST IN KLAS for Latin America, a solução da TeraRecon também é a vencedora do prêmio, na categoria Advanced Visualization. Isso diz muito sobre a sintonia das duas empresas e sobre o quão ideal será para ambas trabalharem juntas, em prol da saúde e do cuidado pela vida”, comenta Iomani Engelmann, Diretor de Marketing e Novos Negócios e sócio-fundador da Pixeon.

Além do módulo completo, que contempla pacotes para as modalidades de RM (Ressonância Magnética), TC (Tomografia Computadorizada) e PET/CT (combinação entre a Tomografia por Emissão de Pósitrons e a Tomografia Computadorizada), serão ofertados ainda dois módulos especializados da Intuition Titanium ao mercado. Com um software específico para cardiologia e outro para exames vasculares, a solução vai ajudar médicos a serem mais assertivos nos diagnósticos, ao mesmo tempo em que vão economizar tempo no laudo. Estes módulos estarão disponíveis para contratação de todos os antigos e novos clientes do PACS Pixeon Aurora, com as soluções totalmente integradas.

“A TeraRecon e a Pixeon compartilham um comprometimento muito grande com a excelência no atendimento ao cliente e tecnologias inovadoras orientadas para valores. Estamos ansiosos para trazer o padrão ouro da visualização avançada aos médicos e pacientes a quem a Pixeon atende”, finaliza Amanda Bury, VP de alianças estratégicas na TeraRecon.

História Pixeon

Fundada em 2003, em Florianópolis, Santa Catarina, a Pixeon se uniu em 2012 com a antiga Medical Systems, movimento este promovido pela Intel Capital. A partir dessa fusão, a empresa iniciou um processo de consolidação em 2013, ano em que a Riverwood Capital fez sua primeira rodada de investimento na companhia vislumbrando ocupar este espaço de liderança na área de tecnologia para saúde. De lá para cá, foram 5 aquisições de empresas, sendo a última o BoaConsulta. As anteriores foram Vepro (2012), Lablink e Medicware (2014) e Digitalmed (2016). No quinquênio que se encerra em 2024, a companhia prevê o investimento de R﹩ 83 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente com olhar de inovação em todo seu portfólio de produtos.

Com um time de mais de 350 colaboradores, três sedes administrativas em São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC) e Salvador (BA), além de escritórios distribuídos por todo o país e atuação na Argentina, Uruguai e Colômbia, a Pixeon também é mantenedora do Distrito Inova HC, hub de inovação com foco em startups da área de saúde.

No mercado brasileiro, a Pixeon oferece soluções para cerca de seis mil clientes de diversos portes, entre eles, hospitais, clínicas e centros de diagnósticos de imagens. Atualmente, a empresa tem em sua base, dados de 44 milhões de pacientes no país e comporta uma média de mais de 150 milhões de exames e consultas realizadas ao ano.