Uma nova tecnologia em tomografia computadorizada, o SOMATOM Definition AS, da Siemens Medical Solutions, entra em funcionamento pela primeira vez no mundo, no Centro Cirúrgico de Traumatismo do Erlangen University Hospital, na Alemanha.
O equipamento possibilita larga diversidade em aquisição de imagens e a combinação flexível de bobinas como nos sistemas de 1.5T. Além disso, permite o diagnóstico do câncer, mesmo em fase inicial, possibilitando a diferenciação ente tumores benignos e malignos, além de determinar o estágio em que se encontra a doença e monitora a efetividade dos tratamentos utilizados (quimioterapia, radioterapia e cirurgia).
Bastante adaptativo, o sistema não só permite informações detalhadas através de imagens tridimensionais, como também suporta procedimentos minimamente invasivos, como a remoção de amostras de tecido. O equipamento oferece alta precisão de informações, possibilitando a melhor orientação ao médico durante intervenções.
De acordo com Bernd Motag, presidente da Computed Tomography Siemens Medical Solutions, a missão da companhia era adaptar a nova tecnologia a qualquer tipo de paciente e a todo tipo de situação clínica. E, segundo o executivo, ela foi cumprida. “É com muito orgulho que a apresentamos em funcionamento pela primeira vez”, diz. “Não devemos olhar CT (Tomografia Computadorizada) apenas como uma tecnologia moderna. Ela é muito mais do que isso. Aumenta a qualidade do diagnóstico e, ainda, facilita a redução de custos”, avisa Motag.
SOMATOM Definition AS entra em funcionamento na Alemanha
Equipamento é utilizado pela primeira vez no Erlangen University Hospital
Tags