A MedCityNews fez uma entrevista com Peter Thompson, um dos parceiros da Orbimed, uma das maiores empresas de investimento private equity dos Estados Unidos. Resolvi trazer a entrevista na íntegra, porque dá uma visão esclarecedora do que os investidores americanos procuram nas startups e o que os novos empreendedores podem fazer para melhorar e receber investimentos?
Há algum tamanho ideal de investimento?
“Nós geralmente ficamos na marca dos $10 milhões, mas algumas empresas com financiamento seed recebem muito menos que $1 milhão. Quanto mais cedo a companhia está, mais incrível tem que ser para gerar interesse de algum investidor.”
Para as empresas em estágios iniciais, o quão importante é a propriedade intelectual?
Depende. Em algumas vezes, nós apostamos na propriedade intelectual para que a empresa funcione, mas, em algumas vezes, o que importa é o capital intelectual.
Quais são as suas impressões sobre o modelo de vC?
Eu acho que somos fortes e estamos nos tornando ainda mais fortes. Nós acabamos de levantar $730 milhões, mas estamos descartando muitas pessoas. Eu acho que houve uma expansão que admitiu a entrada de muitas pessoas na área, gerando retornos, LPs e se tornando um sistema bastante seletivo sobre os investimentos feitos.
Isso um setor muito especial. Você sempre pode procurar por caras que estão construindo o próximo Instagram, mas é no nosso setor que você tem que fazer alguma coisa com benefícios tangíveis e demonstrados para o paciente.
Quais são os passos requeridos para apresentar para o seu quadro?
Se você pensa em apresentar sua empresa para o nosso quadro, deve ter em mente que não há quase nada que nós já não tenhamos visto. Então não há questão que os times e os indivíduos são muito importantes. Não há dúvida de que um empreendedor serial que já tenha feito dinheiro é mais chamativo para a comunidade de venture capital. Então, pelo menos encontre mentores que são empreendedores seriais e tenha uma boa rede de contatos.
As pessoas sempre dizem “não aceite não como resposta”. Mas, às vezes, o “não” é a resposta. Então você tem que pensar por que isso aconteceu – e adaptar.
Qual a maior razão pela qual VCs não investem em uma startup de saúde?
Se uma startup não pensou nos aspectos clínicos, na competição ou no cenário regulatório. Muitas startups simplesmente não examinaram o que um projeto deveria ser – e geralmente não têm um insight sobre as realidades da situação comercial.
Mas o maior problema, pelo que eu acho, é que eles têm um time horrível.