Certificação ?é o modelo pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados?. Historicamente o termo Certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade foi atribuído à NBR ISO 9001 (série ISO 9000) que, por muito tempo foi entendida como uma Norma burocrática, com exigência documental que muitas vezes não agregava valor sob o ponto de vista da organização.

Neste modelo, as organizações definiam seus próprios padrões e sob estes que as auditorias eram realizadas. Atualmente os padrões de qualidade ainda são definidos pelo cliente, porém, com as revisões ocorridas nos anos 2000 e 2008 (versão mais recente), o foco deixou de ser nos documentos e passou a ser nos processos e no cliente e as auditorias passaram a contar com profissionais mais especializados.

Além disso, a legislação brasileira na área da saúde corrobora com requisitos mínimos a serem cumpridos. No entanto os requisitos da Norma de Certificação são gerais, podendo ser aplicável a qualquer tipo de segmento, desde indústrias a laboratórios clínicos, o que dificulta a interpretação e entendimento das exigências para Certificação. A norma de certificação ISO 9001:08, quando bem entendida e aplicada, pode contribuir muito com o sistema de gestão da empresa.

As Normas para Acreditação de Serviços de Saúde geralmente são desenvolvidas com envolvimento das comunidades científica, técnica e/ou clínica, as quais buscam definir as melhorias práticas baseadas nos princípios de gestão e melhoria contínua da qualidade e segurança do paciente.

As Normas de Acreditação tem foco mais técnico, mas, em suas novas versões, tem acrescido itens que também se preocupam em contribuir com a melhoria da gestão dos laboratórios, através de indicadores e análise crítica.

Por ter foco mais técnico, as auditorias são feitas por auditores que conhecem os processos laboratoriais e também possuem conhecimento técnico, o que agrega e cria um diferencial se compararmos com a certificação.

A equipe de auditores e o tempo disponível para auditoria variam de acordo com o tamanho da empresa, com a complexidade dos serviços prestados e número de unidades de atendimento, tanto para a Certificação quanto para a Acreditação. Uma diferença se encontra no escopo da avaliação, ou seja, na Certificação, a empresa define o escopo de certificação, se serão envolvidos todos os processos da empresa ou não. Já na Acreditação, o escopo é definido pela Norma de Acreditação.

No Brasil, algumas Normas para avaliação e reconhecimento de competências técnicas em medicina diagnóstica surgiram nos anos 90, como a Norma do PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da SBPC/ML – Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina laboratorial), Sistema Nacional de Acreditação ? DICQ, da SBAC – Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), o Manual de Acreditação Hospitalar da ONA (Organização Nacional de Acreditação) que nos últimos anos passou a contemplar um Manual específico para Acreditação de Laboratórios Clínicos e instituições de Radiologia e diagnóstico por imagem.

Internacionalmente, para Acreditação de Laboratórios Clínicos, tem sido muito utilizada a Norma do CAP (College of Americam Pathologists) e a ISO 15189 – Medical laboratories – Particular requirements for quality and competence.

A Formato Clínico possui uma Unidade de Negócio criada especificamente para auxiliar empresas de Medicina Diagnóstica a se prepararem para uma Certificação ou Acreditação da Qualidade, contando com consultores experientes nas diversas Normas de Qualidade. Atuamos com metodologia definida e alinhada com o cliente e monitoramento contínuo das atividades através da gestão de projetos.

*Claudia Meira ? Médica especialista em Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Gestora de Processos e Qualidade da Formato Clínico

 

Saiba mais sobre Acreditação no Brasil
Hospitais da Amil recebem certificação da AACI
Selos de acreditação na saúde: conheça os principais e saiba como conquistá-los
A ONA e a história da acreditação no Brasil
Hospital Estadual de Bauru conquista certificação de metodologia internacional ACSA
Acreditação hospitalar no Brasil: avanços e desafios no caminho da qualidade
Projeto Avança Saúde certifica 276 UBS de São Paulo com acreditação da ONA
Health Hub Accreditatiton lança selo americano AACI no Brasil
Dasa recebe certificação Diamante da Accreditation Canada
Apenas 6,5% dos hospitais no Brasil são acreditados
Hospital São Luiz Campinas recebe certificação internacional JCI
Acreditação de prestadores: oportunidade na medicina diagnóstica