faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Manutenção preventiva em equipamentos hospitalares é fundamental para a preservação de vidas

manutenção.jpg
Aplicação de sensores de monitoramento para alertar falhas de maneira antecipada é uma das soluções para evitar paralisação de equipamentos em hospitais e, consequentemente, pode salvar vidas

A pandemia de Covid-19 trouxe à luz da sociedade a importância da pesquisa, da tecnologia e do bom funcionamento dos equipamentos hospitalares para que o maior número de vidas possa ser salva. Durante este período, todos puderam perceber que a presença de monitores, respiradores e outros equipamentos em número adequado e em pleno funcionamento é fundamental para que os profissionais de saúde possam trabalhar em prol da recuperação do maior número de pacientes.

A manutenção preventiva em equipamentos hospitalares é de suma importância para que possíveis problemas sejam detectados antes da interrupção de funcionamento nas máquinas e, consequentemente, gerem um impacto na recuperação dos pacientes. Sendo assim, ferramentas que sinalizem falhas com antecedência são fundamentais neste momento. E a realização de um monitoramento por meio de sensores surge como principal alternativa neste momento de sobrecarga hospitalar, pois detecta possíveis problemas a tempo de uma manutenção preditiva.

Pensando nisso, a startup Tractian desenvolveu um dispositivo que utiliza a inteligência artificial para analisar vibrações e alertar gestores de manutenção sobre os eventuais riscos. Este equipamento, inclusive, está sendo utilizado em hospitais e já possibilitou a manutenção preventiva em equipamentos existentes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), como ressonância magnética, ventiladores e respiradores, evitando a paralisação da máquina e, consequentemente, complicações da saúde em pacientes.

"A utilização de um dispositivo de alerta de falhas, como o que desenvolvemos, possibilitaria, ao menos, a redução de 30% nas ocorrências de última hora em equipamentos hospitalares. A ferramenta detecta ruídos, vibrações, oscilações de temperatura e energia, o que permite a correção destas falhas de maneira antecipada, evitando a paralisação do equipamento. Desta forma, vidas seriam salvas e o trabalho dos profissionais de saúde seria facilitado, pois poderiam direcionar seus esforços para o cuidado dos pacientes, sem se preocupar com o desempenho das máquinas", diz Igor Marinelli, fundador da Tractian.

Ferramenta de manutenção preventiva da Tractian atende a diversos segmentos

A ferramenta desenvolvida pela Tractian já está instalada em empresas de diversos segmentos, como shopping centers, indústrias do agronegócio, de maquinário, bebidas, entre outros. Um estudo, desenvolvido pela startup, revela que, de maneira geral, a cada alerta de falha enviado, a empresa pode economizar aproximadamente R﹩ 84 mil em recursos, já que esta é a perda estimada por hora.

E, no caso dos hospitais, um valor muito maior: a recuperação mais rápida dos pacientes. "Todos torcemos para que a pandemia de Covid-19 logo termine. E, para que isso aconteça, além do cumprimento rígido das medidas sanitárias preconizadas pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde, é fundamental que os equipamentos hospitalares estejam sempre em funcionamento, sem falhas. E ferramentas que detectam, de maneira antecipada, possíveis problemas técnicos nestas máquinas, são fundamentais para que evitemos a paralisação dos equipamentos e, consequentemente, complicações na recuperação dos pacientes e a perda de vidas", completa Marinelli.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar