faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sírio-Libanês otimiza infraestrutura de TI com soluções de hiperconvergência na saúde

Article-Sírio-Libanês otimiza infraestrutura de TI com soluções de hiperconvergência na saúde

hospital-sirio-libanes.png
O Sírio-Libanês tem investido em soluções de hiperconvergência na saúde como forma de otimizar a sua infraestrutura de TI. Os resultados mostram uma economia de 70% em licenças e consumo de energia, além de ganhos de processamento, mesmo ocupando 80% do espaço. Saiba mais!

Atualmente, mais de 100 mil pacientes são atendidos no Sírio-Libanês anualmente em suas dez unidades localizadas em São Paulo (SP) e Brasília (DF). 

Para sustentar esta operação robusta, o hospital necessita de infraestrutura com alta capacidade, eficiência e disponibilidade. São 38 nós que operam todos os serviços de missão crítica do Sírio 24x7x365.

Por isso, o hospital adotou soluções de hiperconvergência da Nutanix, que ajudou a aumentar a disponibilidade de sua infraestrutura de Tecnologia da Informação. 

Com essa solução, o processamento teve sua capacidade duplicada, utilizando 80% menos espaço, sem necessidade de ampliação da equipe e com redução de custos de energia e infraestrutura física. 

A instituição economizou cerca de 70% em licenças e consumo de energia em relação à arquitetura anterior, além de aumentar a resiliência e escalabilidade, suportando todas as aplicações críticas da instituição. 

A implementação e o suporte do projeto foram realizados pela Add Value, integradora especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização. 

Veja também: Sírio Libanês adere aos padrões de monitoração de pacientes do ICHOM

Benefícios e impactos da hiperconvergência no hospital

“Juntamente com o ambiente hospedado em cloud, a resiliência da hiperconvergência Nutanix está presente no hospital, suportando, inclusive, o barramento de integrações. Tudo está contido nessa espinha dorsal que criamos junto à Nutanix. A ferramenta funciona como um serviço verdadeiramente estruturante, sendo um fiel da balança para todas as outras aplicações, mesmo aquelas não hospedadas nela”, afirma Milena Milei, gerente de Infraestrutura e Serviços de TI do Hospital Sírio-Libanês. 

Leia também: Serx.app: software médico facilita a jornada de pacientes e profissionais de saúde

Com a nova tecnologia, foi possível construir um ambiente automatizado com mais de 400 servidores virtuais, permitindo que a infraestrutura suporte todas as aplicações essenciais. Desde serviços de autenticação e internet, passando por servidores e plataformas, fornecendo uma infraestrutura que entrega performance e segurança para a operação. 

“A solução tem um custo-benefício agressivo em relação ao mercado, e toda a implementação foi feita sem nenhum trauma, inclusive na migração, com todo suporte da Add Value durante o processo. Hoje, temos um ambiente muito mais resiliente, onde conseguimos produzir mais, gastando menos, ocupando pouco espaço e com gestão simplificada”, explica Thiago Ferreira, coordenador de Infraestrutura e Serviços em TI do Hospital Sírio-Libanês. 

Leia mais: UTI Conectada: Hospitalar apresenta vantagens do uso da tecnologia na segurança do paciente

A equipe de TI do Sírio-Libanês relata que, com esse projeto, até mesmo o backup se tornou mais simples e com menos latência, apesar do grande volume de dados. Além disso, o restabelecimento dos serviços se tornou mais rápido e a estabilidade de todo o ecossistema foi conquistada, resultando em uma diminuição de 90% na quantidade de chamados para incidentes e no cumprimento de metas de disponibilidade bastante agressivas (acima de 99,96%), além do aumento da confiança do ambiente pelos líderes e pela diretoria. 

“O Sírio é uma referência na América Latina e no mundo quando se fala em saúde. Para tanto, são fundamentais os investimentos constantes que a instituição realiza em tecnologia, principalmente em infraestrutura, para suportar um ambiente extremamente crítico que precisa performar ininterruptamente. Ficamos honrados em participar de projetos com este nível de excelência”, avalia Thiago Spósito, sócio da Add Value. “Todos os projetos que realizamos são especiais, mas os que envolvem vidas e bem-estar de pessoas nos orgulham ainda mais”, completa. 

Fique por dentro das principais inovações tecnológicas na área da saúde com Saúde Business!