faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Consumo em tempos de pandemia: serviço em domicílio e e-commerce na área da saúde disparam

Article-Consumo em tempos de pandemia: serviço em domicílio e e-commerce na área da saúde disparam

compra-digital.jpg
A rede de medicina diagnóstica, Grupo Pardini, registrou crescimento de 185% nos atendimentos domiciliares e 292% nas vendas por e-commerce

A forma de consumo mudou desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil. O consumidor tem se adaptado e as novas formas de consumo - até mesmo para serviços de saúde - chegaram para ficar. Na rede de laboratórios Grupo Pardini, o atendimento em domicílio para realização de exames laboratoriais diversos, mais que dobrou, no último ano. No início da pandemia, o Grupo ampliou o serviço de atendimento domiciliar para as unidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Com unidades também em GO e MG, uma das principais companhias de Medicina Diagnóstica do País viu duplicar o número de clientes que solicita o serviço em casa, em busca de segurança.

Especificamente para exames da Covid-19, o serviço em domicílio está 4 vezes maior, considerando este o mesmo período (últimos 12 meses). Para acompanhar a demanda por exames em domicílio, a companhia de medicina diagnóstica realizou contratações para reforçar a equipe. A estrutura foi triplicada para atender a clientela que está cada vez mais consciente da importância de só sair de casa, se for necessário. Prova disso é que o consumo às plataformas digitais do Grupo Pardini cresceu 330% em 2020. A Loja Virtual, por exemplo, registrou crescimento de 292% nas vendas de exames.

Para evitar que as pessoas saiam de casa e corram o risco de contaminação pelo novo coronavírus, o Grupo de laboratórios espalhados pelo país criou e investiu em iniciativas digitais para facilitar o atendimento ao cliente em tempos de pandeia. Dentre elas, melhorias na digitalização dos serviços pelo aplicativo integração com a assistente virtual de voz Alexa, da Amazon, e laudo com realidade aumentada. Outra solução, o cadastro prévio on-line, permite que o cliente chegue ao laboratório e vá direto para a parte de realização do exame, sem passar pelo guichê de atendimento da recepção. No totem de autoatendimento, por exemplo, o cliente que for até uma unidade, consegue, sozinho, agendar seu exame e até retirar resultados, sem precisar de contato próximo com algum atendente. As inovações e soluções de inteligência artificial buscam facilitar e melhorar a experiência do cliente que busca o serviço do laboratório.

Não é de hoje que o Pardini investe em tecnologia. A empresa foi a primeira da área de saúde a disponibilizar o Chatbot, com agendamento e resultado de exames por WhatsApp. Praticidade que foi extremamente bem recebida entre os clientes e hoje é comum em todos os tipos de serviços. De acordo com o vice-presidente do Grupo, Alessandro Ferreira, as inovações tecnológicas vão ao encontro do propósito da companhia de facilitar o acesso ao diagnóstico médico “levando soluções em saúde para as pessoas, onde quer que elas estejam, ainda mais neste momento da pandemia”, reforçou Alessandro.