faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hemobrás e Fiocruz iniciam parceria para promover inovação em saúde no Brasil

Article-Hemobrás e Fiocruz iniciam parceria para promover inovação em saúde no Brasil

Hemobrás-e-Fiocruz.png
Representantes da Hemobrás e da Fiocruz, instituições vinculadas ao Ministério da Saúde, se reuniram para discutir projetos conjuntos que visam beneficiar a população, com foco em formação, pesquisa e responsabilidade social na área da saúde. Saiba mais!

Representantes das diretorias da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e do Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz PE, ambos vinculados ao Ministério da Saúde, iniciaram esta semana uma parceria para compartilhar experiências e prospectar projetos conjuntos. A força-tarefa tem como objetivo fomentar ações de inovação, ciência e tecnologia que beneficiem toda a população brasileira. 

Saiba mais: Fiocruz e Pfizer assinam acordo para tornar medicamento mais acessível

Como foi o encontro entre as instituições?

Na sede da Fiocruz PE, situada no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o diretor-presidente Pedro Miguel dos Santos Neto e membros do Conselho Diretivo da instituição receberam, na quarta-feira (5), a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, acompanhada pela chefe de Gabinete, Adelaide Caldas, pela assessora da Diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação, Patrícia Barros, e pelo assessor de Planejamento, Raphael Mendes.

Entre as demandas apresentadas pela diretoria da estatal farmacêutica, destacam-se a realização de formações em gestão para o corpo funcional, a formulação de projetos de pesquisa e a elaboração de um projeto de responsabilidade social voltado para a Zona da Mata Norte, com foco em saúde. 

Leia mais: Serx.app: software médico facilita a jornada de pacientes e profissionais de saúde

“A saída deste encontro é um aumento significativo no conhecimento sobre as possibilidades de parcerias entre a Hemobrás e a Fiocruz PE. É um privilégio termos essas duas instituições no mesmo estado, podendo trabalhar juntas. Estou bastante animada. Conheço a capacidade técnica da Fiocruz e temos muito a desenvolver em conjunto, visando gerar frutos que darão sustentabilidade não apenas aos projetos das instituições, mas também à sociedade de Pernambuco e do Brasil”, destacou Ana Paula Menezes. 

Quais as expectativas para a parceria?

Para a Fiocruz PE, a parceria com a Hemobrás representa a oportunidade de colocar em prática projetos de pesquisa desenvolvidos por seus cientistas. A proposta de elaborar um projeto para os municípios da Mata Norte, por exemplo, foi recebida com entusiasmo. “É uma enorme oportunidade desenvolver essa experiência com o Aggeu trabalhando em uma microrregião de Pernambuco. Pensar em nossos seis departamentos, toda a nossa estrutura, trabalhando juntos nesta área”, afirmou Pedro Miguel dos Santos Neto. “Foi uma excelente reunião, que aponta para diversas cooperações e parcerias benéficas para Pernambuco, para o Nordeste e para o país”, complementou. 

Veja também: Impacto-MR: pesquisas para reduzir bactérias multirresistentes em UTIs

Como resultado deste primeiro encontro, foi firmado o compromisso entre as duas instituições para a formulação de um instrumento jurídico que oriente a relação entre ambas. Para isso, será constituído um Grupo de Trabalho que irá produzir um acordo técnico de cooperação.

Imediatamente, o Aggeu Magalhães convidou a Hemobrás a participar da próxima edição do Fiocruz Pra Você, evento que oferece à população ações de vacinação, divulgação científica e promoção da saúde, pré-agendado para agosto. 

Acompanhe os próximos capítulos dessa parceria, e os resultados dela com Saúde Business!