faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Federação Unimed Ceará cria RES e planeja Big Data da Saúde

Article-Federação Unimed Ceará cria RES e planeja Big Data da Saúde

TI_hospitais de pequeno e médio porte.jpg
Parceria entre InterAll e InterSystems leva HealthShare® às nove filiais da organização, que planeja expandir a tecnologia e conectar todas as Unimeds estaduais do Brasil

A Federação Unimed Ceará reúne nove filiais e possui mais de 70 mil vidas em sua carteira. Para unificar históricos e prontuários que estão espalhadas em diferentes sistemas - baseados nas mais diversas tecnologias e pontos de contato -, e garantir uma assistência integral e otimizada aos seus beneficiários, a organização criou seu Registro Eletrônico de Saúde (RES).

Para a operadora, o desafio do negócio era  processar, integrar e compartilhar as informações clínicas de seus beneficiários em uma mesma plataforma sem perder de vista a segurança do data center e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  A InterALL, empresa de dados clínicos integrados escolhida para ajudar a Federação Unimed Ceará no desafio, buscou apoio na soluções InterSystems HealthShare®, uma das tantas soluções da multinacional norte-americana que está presente em mais de 80 países e é usado por empresas de todos os setores (de Saúde a governos).

“Com a plataforma HealthShare, é possível processar e tratar as informações de vários padrões diferentes em um único repositório”, explica Marco Spinella, diretor de mercado da InterALL. Ou seja, os dados dos beneficiários da Unimed, coletados em prontuários e históricos por empresas e sistemas distintos, passaram a ser organizados com uma linguagem única em um só repositório, o RES.

Spinella explica que a HealthShare não só viabiliza um modelo de gestão digital para a operadora de Saúde – já que hardware e peopleware estão na nuvem e há uma ferramenta que integra dados não estruturados, como laudos e anamneses –, como permite a aplicação do conceito de saúde conectada. A nova tecnologia possibilita que os profissionais da saúde devidamente autorizados acessem os prontuários eletrônicos em um portal web. Beneficiários e pacientes também têm as informações sobre sua saúde, como resultados de exames laboratoriais e dados de consultas em ambulatórios ou consultórios médicos, em um aplicativo para smartphone.

Para Raimundo Nonato Cardoso, diretor da área de saúde da InterSystems no Brasil, a integração das informações dos beneficiários e o acesso uniformizado e facilitado é uma inovação que faz com que médicos e pacientes trabalhem cada vez mais a favor da saúde, principalmente na prevenção de complicações decorrentes de doenças preexistentes e de internações evitáveis.

Se a iniciativa hoje começa na Federação Unimed Ceará, a promessa é que logo conquistará os escritórios da operadora no País todo: a proposta é construir um Big Data da Saúde e integrar todos os sistemas das Unimeds estaduais, já que a empresa está atenta à promoção do cooperativismo médico, das práticas sustentáveis e do atendimento humanizado.

A estratégia está em linha com o que preconiza o Gartner. Em recente estudo, a consultoria global afirmou que CIOs da área de saúde utilizam a tecnologia digital para oferecer suporte a modelos inovadores do setor, o que ocorre, primariamente, pelo uso de uma estratégia "digital-first". A pesquisa revela que a disrupção pressiona as organizações de Saúde e que apenas 22% delas estão em linha com os modelos exigidos - ao passo que 44% consideram que suas estruturas estão frágeis diante do desafio.