faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologias que facilitam e agilizam os diagnósticos na saúde

tecnologia.png

Diminuir gastos com exames que muitas vezes não são necessários e o tempo de espera em filas de hospitais e clínicas é um dos principais desafios que os profissionais de saúde vêm enfrentando. Para melhorar o sistema, as healthtechs estão se destacando no setor já que, por meio da inovação, trouxeram novas soluções que oferecem mais precisão e evitam que médicos e pacientes gastem tempo e dinheiro com exames desnecessários.

De acordo com estudo da International Data Corporation, empresa de Pesquisa de Mercado e Consultoria, o investimento em tecnologias na saúde de países da América Latina deve atingir US$ 1.931 milhões até 2022, o equivalente a R$ 10 bi. Diante disso, o movimento a favor de recursos inovadores tende a crescer nos próximos anos, afinal, introduzir novas ferramentas que otimizem a gestão na saúde trará benefícios à economia, resultados e experiência dos pacientes.

No Brasil, já existem algumas empresas que querem revolucionar o setor, proporcionando mais agilidade no atendimento, evitando gastos desnecessários e otimizando o tempo tanto dos profissionais, como dos pacientes. Segundo um mapeamento realizado pela Liga Ventures, plataforma especialista em inovação aberta, atualmente existem mais de 470 startups divididas em mais de 30 categorias, que oferecem soluções para a área da saúde. Confira algumas delas e como contribuem para a melhoria da saúde no Brasil:

Análise de exames de imagem de forma mais precisa - NeuralMed desenvolve soluções de auxílio à triagem e fluxo de pacientes nas instituições de saúde utilizando a Inteligência Artificial para analisar imagens e textos médicos. A fim de melhorar a qualidade do atendimento médico, a empresa detecta patologias em imagens médicas para ajudar os profissionais da área a melhorar a precisão nos diagnósticos e a tomada de decisão, além de minimizar o tempo e os custos na obtenção dos resultados. 

Consultas de terapia online de psicologia e psiquiatria -  a Telavita, clínica de saúde mental online conecta profissionais da psicologia e psiquiatria a pacientes de todo país. A empresa possui diversos especialistas em diferentes áreas para atender os pacientes em qualquer lugar, data e horário que ele puder, levando o acesso para o maior número de pessoas.  Todo o processo de escolha, agendamento e atendimento de sessão é realizado em ambiente digital, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia.

Desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial para atendimento de urgência e emergência - pioneira nesse segmento, a W3.Care oferece soluções que visam otimizar os atendimentos médicos, além de proporcionar a gestão eficiente do atendimento a traumas por meio da inteligência artificial em ambulâncias, resgates e unidades de saúde. Atualmente a empresa oferece três programas de atendimento - o Teletrauma, o amIA e TeleCare®, plataforma de teleatendimento com a proposta de oferecer um canal aberto e seguro entre profissionais de saúde e pacientes, com qualidade e preço acessível. Além disso, em 2020 desenvolveu o TeleCOVID, plataforma de telemedicina para atendimento direto às pessoas com sintomas do novo coronavírus. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar