A recente ação da Quality Global Alliance (QGA) para estabelecer uma parceria com o Consórcio Mexicano de Hospitales, estruturando o CLACS – Consejo Latinoamericano de Calidad em Salud, para implementar uma metodologia de Acreditação CLACS (Certificação Latino-Americana de Calidad en Salud) na América Latina é um marco fundamental na busca rumo à melhoria da qualidade dos cuidados de saúde na região.

Aplicamos projeto piloto em três instituições mexicanas: Hospital de Ginencologia y Obstertrícia, de Monterrey; a Clinica Quirúrgica de La Concepción, de Santillo e a Hospitaria, de Escobedo. No entanto, o nosso objetivo é expandir o programa de qualidade em saúde em todos os países latino-americanos.

À medida que a QGA expande suas operações para além das fronteiras, o potencial transformador da CLACS se torna evidente, promovendo não apenas padrões de excelência, mas também uma abordagem centrada no paciente em todas as etapas do processo de assistência médica.

O cerne da CLACS reside em sua capacidade de estabelecer um padrão internacional de qualidade e segurança, adaptado às particularidades e necessidades únicas de cada país latino-americano. Ao oferecer uma estrutura flexível e adaptável, a metodologia possibilita uma análise comparativa das melhores práticas, protocolos e indicadores, impulsionando a evolução contínua das instituições de saúde em toda a região.

A CLACS não apenas visa aprimorar a garantia de qualidade e segurança nos serviços de saúde, mas também promover uma cultura de melhoria contínua e eficiente. Ao priorizar a segurança do paciente e a atenção centrada no indivíduo, a nova metodologia de Acreditação posiciona os cuidados de saúde na vanguarda da inovação, garantindo resultados ótimos e custos eficazes.

Ao capacitar profissionais de saúde latino-americanos e validar o método em ambientes diversos, a QGA estabeleceu um precedente promissor para a implementação futura da metodologia em toda América Latina.

Contudo, o sucesso da CLACS não será alcançado sem um entendimento claro das necessidades e desafios específicos de cada país. É essencial ajustar a metodologia às nuances e peculiaridades dos sistemas de saúde locais, garantindo uma abordagem personalizada e eficiente em cada território.

À medida que avançam para os próximos passos, é imperativo que todos os responsáveis se envolvam ativamente no processo de implementação da CLACS. Ao colaborar em nível regional e local, assegura-se que a metodologia não apenas eleve os padrões de qualidade, mas também promova uma transformação significativa na prestação de cuidados de saúde na região latino-americana.

A adoção da metodologia de Acreditação CLACS representa um passo significativo em direção a um futuro em que todos tenham acesso a cuidados de saúde de alta qualidade e seguros. Ao colocar o paciente no centro das decisões e promover uma cultura de excelência, a QGA está liderando o caminho para um sistema de saúde mais equitativo, acessível, eficiente e eficaz em toda a América Latina.

*Rubens Covello, CEO da Quality Global Alliance (QGA).